segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dicas sobre como gerir o medo do palco


Medo do palco é muito normal é o que fornece energia, que se corretamente canalizado, pode dar-lhe o entusiasmo e um bom desempenho. Aqui estão algumas dicas que espero ajudá-lo a gerenciar o medo do palco.

1. Conheça bem a música que você está executando e ensaie a sua dança o quanto achar suficiente. O fato de que você esteja familiarizado com a música e os movimentos que você está indo para executar, vai sozinho fazer você se sentir mais seguro. É particularmente importante conhecer a sua música bem porque, se você esquecer um pedaço de uma coreografia, você pode sempre acompanhar a música e confiar, até voltar à pista.

2. Antes da performance, tente se livrar da adrenalina liberando os músculos do seu corpo, concentre-se e medite. Eu tentei isso e funciona.

3. Respire. Parece um clichê, mas as velhas técnicas respiratórias do Yoga realmente ajuda a relaxar o corpo.

4. Prática visualização positiva nos dias que antecedem a performance. Relaxe o corpo todo, enquanto respira fundo (existem vários livros que dão orientações sobre como fazer isso) e em seguida, visualize-se no palco, dando um grande desempenho, sem sentir medo. Quando você visualiza, realmente tente imaginar cada sensação como se era real, incluindo a música, as luzes no palco, o cheiro do seu perfume próprio, o sentimento do palco debaixo de seus pés, etc. Isso ajuda a tornar a visualização mais eficaz.

5. Lembre-se que as pessoas na platéia estariam tão nervosas quanto a você, e alguns deles nunca fariam isso. Dê a si mesmo algum crédito por ser capaz de atuar no palco e ter orgulho disso.

6. Se você esquecer uma parte da coreografia, lembre-se que não é o fim do mundo. Não pare, mas continue dançando e sorrindo. Isso será mais fácil se você estiver executando um solo, assim o público não vai ter ninguém para comparar a você. Se você está dançando com um grupo, algumas pessoas vão perceber o erro, mas não entre em pânico e continue a dançar.

7. Concentre-se no quanto você gosta de dançar durante a apresentação, em vez de pensar sobre o que as pessoas que o assisti estão pensando.

8. Se possível, tente ensaiar no local aonde você irá se apresentar, com este conhecimento vai torná-lo menos nervoso.

9. Concentre-se no fato de que a dança no palco não é uma ameaça à vida e situação, aconteça o que acontecer, sua vida não dependem dele.

10. Experimente se desempenhar logo nos primeiros segundos, como são geralmente os mais difíceis, uma vez que você dançou por alguns segundos, você deve sentir-se mais e mais relaxado

11. Experimente canalizar toda a energia que o medo do palco te da em algo positivo. Em vez de pensar o quanto você se sente agitado porque você está com medo, veja os sinais que seu corpo está enviando a você, transforme em expressões para demonstrar o quanto você está animado!

Você vai dançar no palco com grande desempenho, então acredito que com essas dicas você vai dançar bem e se divertir!



BY JULIANA BATISTA

Um comentário:

  1. OLÁ JULIANA.

    ADORO DANÇAS ORIENTAIS.

    QUALQUER UMA EXERCE EM MIM UM INTENSO FASCÍNIO.

    PARABÉNS PELO BLOG.

    UM CONVITE:

    No nosso blog :HUMOR EM TEXTO, a crônica da semana é:

    MULHERES VESTIDAS DE SAIA E ESPERANÇA.

    Não ignore esta realidade e deixe seu comentário.

    É de humor, e de graça.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir

© JULIANA RIBEIRO BATISTA