quinta-feira, 10 de março de 2011

Belly Burlesco

Belly burlesco é a nova moda na dança do ventre - uma fusão de dança do ventre e burlesco. Devo confessar que há um sentimento em conflito sobre o conceito.

Vamos ser honestos, no Oriente Médio, a história da dança do ventre tem sido manchada por associação com a prostituição durante séculos - e ainda é.

Embora a dança do ventre já foi considerada muito escandalosa nos seus primeiros anos no Ocidente, desde então, dançarinas do ventre, têm-se esforçado para preservar a reputação da Dança Oriental como uma bela, sensual, mas respeitável forma de arte, adequando para todas as idades. É por isso que estou tão surpresa que alguns professores de dança do ventre estão abraçando burlesco com tanto entusiasmo.

Dançarinas do ventre estão geralmente tomando muito cuidado para evitar qualquer associação com a dança exótica, mas é exatamente o que é o burlesco.

Mesmo quando os artistas burlescos não tiram, seus trajes seus movimentos são todos sobre insinuações sexuais e excitação. E, goste ou não, o público em geral se associa com burlesco tirar a roupa. A diferença entre os movimentos sensuais da dança do ventre e os movimentos eróticos de uma dançarina burlesca pode ser sutil, mas existe uma diferença.

O Burlesco está ressurgindo assim como aconteceu como o pole dance, inovando e como parte da "cultura sensual".

Isso levou a alguns resultados estranhos por professores que estão apostando nesta fusão - usando o nome burlesco, mas tentando mante-lo limpo.
Como o vídeo abaixo! Este vídeo é supostamente "bellydance burlesco", mas as dançarinas não são artistas burlescas: não insinuam e nem tiram a roupa.



Mas é claro que a fusão também levou a espetáculos bonitos de se ver, aonde te leva a pensar que a fusão não precisa ser exatamente da dança em sí mas, pode ser somente dos intrumentos como o leque gigante usado no vídeo abaixo pela professora Ju Marconato e suas alunas.



Como sou muito fã de vídeos internacionais, ainda deixo para vocês este vídeo aonde as dançarinas utilizam leques gigantes muito usado no burlesco, para a brincadeira do esconde e mostra.



By Juliana Batista

Um comentário:

  1. Muito bom o post, Ju.
    Nós, enquanto bailarinas, devemos ter muito cuidado com nossa postura perante a Dança. Qualquer descuido e beiramos a vulgaridade!


    Fiquem com Deus
    Bjs a todas!

    Janine Muzzi

    ResponderExcluir

© JULIANA RIBEIRO BATISTA