quarta-feira, 2 de maio de 2012

Uniformizando a pele


Bom amores, esse é o segundo passo para a construção de uma boa maquiagem, vem logo após a preparação da pele (tema do post anterior). Para uniformizar a pele nós contamos com três elementos básicos: o corretivo, a base e o pó facial.
Vamos identificar a utilidade e aplicabilidade de cada produto:

- Corretivo: utilizado para esconder aquelas manchas mais escandalosas e, principalmente, para neutralizar as terríveis olheiras. Em olheiras e manchas em tom mais neutro (cinzentas, por exemplo) o ideal é que o corretivo seja bege e esteja um tom abaixo do tom da sua pele (mais claro). Mas existem aquelas olheiras e manchas com tons mais avermelhados (como espinhas e vasinhos) e roxeados (como hematomas). Para neutralizar essas imperfeições em tons diferenciados usamos corretivos em tons opostos – como mostrado na imagem ao lado. Por exemplo:
* Corretivos amarelos – para olheiras roxeadas e hematomas;
* Corretivos verdes – para manchas avermelhadas;
Existem várias maneiras para se aplicar o corretivo, mas a que eu mais gosto e recomendo é a seguinte:
* colocar o produto na ponta do dedo anelar (o que usamos aliança) – mais por uma questão de proteção, pois nesse dedo geralmente temos menos força por usá-lo pouco, com isso aplicaremos o produto de forma mais suave. Pode-se usar uma esponjinha no lugar dos dedos;
* aplicar suavemente na região desejada com pequenas batidinhas, pois se esfregarmos vamos retirar o produto ao invés de aplicá-lo. Vá espalhando-o até que tenha neutralizado completamente a região;

Importante: Por mais escandalosas que sejam as manchas e/ou olheiras, não exagere na quantidade de corretivo para não precisar exagerar na quantidade de base posteriormente. Com o produto adequado ao seu tipo de pele essas imperfeições são apagadas sem necessidade de excessos!!!

- Base: utilizada para uniformizar os tons do rosto. Encontrada nos estados líquido ou pastoso. A base deve ser exatamente do tom da sua pele do rosto e/ou pescoço, isso porque para uniformizar a pele ela deve igualar os tons da mesma em todas as regiões. Um tom diferente sendo ressaltado em uma região onde aplicamos o corretivo, por exemplo, não acarretaria em um resultado desejável. Vamos aplicar:
* coloque um pouco do produto no dorso na mão;
* com o auxílio de um pincel para base, uma esponjinha ou com os dedos vá espalhando-o do queixo para cima com movimentos ascendentes (do centro para as extremidades);

Importante: Não se esqueça de aplicar o produto no rosto “todo”, inclusive próximo as orelhas e a raiz dos cabelos. Dê preferência a pincéis com cerdas sintéticas para aplicar produtos líquidos ou pastosos como bases, batons, gloss, produtos em gel, etc.!!!

- Pó facial: utilizado para retirar o excesso de brilho da pele e dar acabamento ao processo de neutralização de tons. Para isso, o tom do mesmo também precisa estar adequado ao tom da sua pele. Aplicando:
* vá pegando pequenas quantidades do produto com o pincel adequado – eu recomendo o pincel polidor;
* com um pincel comum, deve-se aplicar o produto com uma leve pressão seguida de movimentos ascendentes (do centro para as extremidades), para depositar e espalhar o pó, como se estivesse varrendo o rosto;
* com o pincel polidor, aplicamos o produto em pequenas quantidades com movimentos circulares, sempre do centro para as extremidades;

Importante: Dê preferência a pincéis com cerdas naturais para aplicar produtos como pó, sombras e blushs, pois essas cerdas não absorvem o produto levando a uma melhor aplicação e aderência!!!

É isso, amores...
Vamos nos maquiar e ficarmos mais lindas do que já somos com muitas cores, com muito brilho, com muita criatividade e, acima de tudo, com uma pele linda, saudável e harmoniosa!!!
 

Beijooooossss
Namastê









Nenhum comentário:

Postar um comentário

© JULIANA RIBEIRO BATISTA