segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A dança do ventre durante a gestação...


Todo mundo já sabe que a dança do ventre faz bem para tudo, tanto para o corpo quanto para a mente, que além de divertir, nos proporciona uma atividade de baixo impacto, fortalecendo e tonificando o corpo inteiro e também desenvolvendo e trabalhando o nosso equilíbrio. E agora mais uma coisa legal para ser comentada aqui é que a dança do ventre é altamente benéfica para a as grávidas, pois trabalha fortalecendo toda a musculatura usada durante o parto. O fortalecimento da musculatura abdominal melhora sua postura durante a gestação. Durante as aulas de dança, a mulher aprende a controlar o diafragma, aquele músculo que fica abaixo do pulmão e controla a respiração. Afinal, mesmo quem não tem filhos sabe que respirar corretamente dá uma ajuda e tanto na hora do parto normal.
Isso sem contar que a prática da dança do ventre melhora a circulação sanguínea, responsável pelo fornecimento de nutrientes ao bebê. Ou seja, além de ficar muito mais bonita, resistente e de bem com a vida, você ainda contribui para que seu filho tenha uma boa saúde antes mesmo de nascer.

Benefícios da dança do ventre na gravidez:
· Melhora o desempenho dos partos naturais
· Resgata a auto-estima
· Corrige a postura
· Fortalece o assoalho pélvico
· Solta as articulações e alivia as tensões
· Auxilia na prevenção da obesidade
· Dá melhor condicionamento físico e alongamento
· Dá maior coordenação motora e ritmo
· Equilibra os chakras
· Dá mais feminilidade, leveza, suavidade, confiança e segurança
· Auxilia no tratamento contra a prisão de ventre
Porém é preciso alguns cuidados:
Se sua gravidez está se desenvolvendo normalmente e seu médico lhe conceder autorização, não há nenhuma contra-indicação. No caso de fazer aulas de dança do ventre, seria conveniente se houvesse uma turma só de gestantes. Numa aula normal, dificilmente uma mulher grávida conseguiria acompanhar todos os movimentos, principalmente aqueles que envolvem percussão (o que eventualmente poderia ocasionar um descolamento de placenta). É bom deixar claro que aulas para gestantes devem ser extremamente "light". Nada de movimentos bruscos, força, giros...

Até quantos meses posso dançar?Enquanto se sentir confortável para isso. Seu corpo é o termômetro da situação.

Posso dançar solos de percussão?Não deve. É melhor evitar. Principalmente nos primeiros meses de gestação que exigem maior cuidado e delicadeza pois seu corpo está formando uma estrutura segura para o bebê. Os solos de percussão foram feitos para o ápice da apresentação, e geralmente são fortes e exigem um bom condicionamento físico. Existem diversas outras partes da dança que podem ser praticadas pela mulher grávida, sem nenhum prejuízo à gestação.
Quais os riscos que corro?Em princípio, a dança não oferece qualquer tipo de risco, pois é uma atividade de baixo impacto e que pode ser executada de forma suave e sem tensões. Os riscos existem principalmente se a mulher já tiver algum problema anterior que inviabilize a atividade física durante o período gestacional. Exemplos: abortos consecutivos anteriores, frouxidão do colo uterino, ou qualquer outra anomalia que possa alterar o curso de uma gravidez normal.

Como saber se não corro riscos?Os limites, durante a gravidez para a atividade física, são dados pelo seu condicionamento e pelo conforto durante a prática de exercícios. Se antes você levava uma vida completamente sedentária, é necessário conversar com o médico, antes de iniciar qualquer atividade física, pois isso seria novo para o seu corpo e portanto, merecedor de atenção.

By: Glauci Cruz
Blog: http://glaucicruz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© JULIANA RIBEIRO BATISTA