segunda-feira, 23 de julho de 2012

Você sabe quais são suas oportunidades e ameaças?

Na edição número 8 da Revista Shimmie, falei sobre Planejamento e Balanço Anual, mas aqui no blog queria abordar um assunto complementar a esta matéria, a identificação de oportunidades e ameaças.

Independente da área que você atua, se é uma escola, é uma bailarina que faz shows, é uma professora de dança, ou qualquer outra profissão, é importante analisar esses pontos, pois uma das coisas que fazem desistirmos de nossos sonhos é a nossa vontade de colocar as coisas em prática e não ver o que esta acontecendo ao nosso redor, não enxergarmos nossos obstáculos...

Neste mês, uma das matérias que tenho na pós-graduação é endomarketing, e um dos assuntos abordados foi a auto-sabotagem. Ela acontece exatamente nesses momentos em que vamos com muita sede ao pote e não analisamos a situação como deveriamos; e muito menos o que poderemos enfrentar pela frente.


Para iniciar este assunto quero antes contar uma experiência que tive a um tempo atrás.. Em 2009 oShiva Nataraj, escola de dança e práticas que é um de meus clientes, me convidou para participar de um curso que iriam proporcionar a seus funcionários e professores, neste caso a escola já aplicava endomarketing com seus funcionários. Este curso abordava ferramentas de comunicação em equipe, utilização de feedback, metas e planejamento de vida e atendimento ao cliente.

Na parte de Metas e Planejamento de Vida fizemos alguns exercícios e apontamos alguns objetivos para serem atingidos em X tempo, após estabelecermos as metas, o instrutor nos ensinou aplicar a análise SWOT nesse objetivo e é aqui que começa meu artigo.

Quem já estudou sobre administração, marketing, ou alguma coisa que envolve planejamento já conhece essa análise, para quem nunca ouviu falar ai vai a definição.

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
 Fonte: Wikipédia
Abaixo segue um diagrama de como montar sua análise SWOT





Na prática, funciona assim.. Você pensa em seu objetivo – Abrir meu estúdio de dança daqui a X tempo, por exemplo. Após isso definido você irá fazer a análise SWOT

No quadro S – Forças, 
você irá listar quais são as forças que você tem a seu favor, quais são as vantagens, o que lhe ajuda a alçar este objetivo.

No quadro W – Ameaças, você colocará quais as coisas que você tem que podem atrapalhar a conclusão do objetivo, quais são suas fraquezas, os pontos a serem melhorados em você.

No quadro O – Oportunidades, você listará o que o ambiente externo tem de oportuno, para lhe ajudar a alcançar o objetivo.

E por fim, no quadro T – Ameaças, você deverá colocar o que o ambiente externo poderá trazer de ameaças para seu negócio, por exemplo, se o aluguel da casa onde você construiu sua escola duplicar de um ano para o outro? Isso é uma ameaça, pois terá que procurar outro local e acabará perdendo alunas que moram naquela região.

Importante, nos quadros S e W, são suas forças e ameaças internas, o que você tem, sua personalidade, o que depende de sua pessoa para seu sonho se realize.

Nos quadros O e T, são as oportunidades e ameaças que o ambiente tem, como a economia, a localidade onde sua escola será instalada. 


Após concluir a análise, você poderá pensar em estratégias para pular os obstáculos sem surpresas futuras. Desta forma, quando um desses problemas ocorrer, você já estará preparado e saberá quais são suas forças e oportunidades para enfrentar o problema de cabeça erguida.

Lembrando que você pode aplicar essa análise para qualquer coisa em sua vida.


By: Vanessa Veiga
Blog:  www.marketingparabailarinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© JULIANA RIBEIRO BATISTA