segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fim da Violência contra as Mulheres

De 20 de novembro a 12 de dezembro acontece a décima nona edição da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece simultaneamente em 159 países.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 01 em cada 04 mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro, e quase metade das mulheres que morrem por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores. Mas a violência contra a mulher assume diversas formas: agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras, a fim de sensibilizar a sociedade e o Estado para o seu enfrentamento, assim como estimular o comprometimento de todos os atores sociais.

No município da Serra, o compromisso de promover a Campanha 16 Dias de Ativismo é assumido pela Secretaria de Políticas Públicas da Mulher, que objetiva propor medidas e atividades que visem à garantia dos direitos, a eliminação das discriminações e a inserção da Mulher na vida econômica, social, política e cultural do município.

A Campanha possui como slogan permanente a seguinte frase: UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA É UM DIREITO DAS MULHERES e destaca quatro datas mundiais significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, sendo elas:

25/Nov- Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

01/Dez- Dia Mundial de Combate à AIDS

06/Dez- Campanha Mundial do Laço Branco (Homens pelo fim da violência contra as mulheres)

10/Dez- Dia Internacional dos Direitos Humanos

A adesão desta Campanha por parte da Secretaria representa o compromisso do município em assumir a defesa dos direitos da mulher, reconhecendo que a violência doméstica e familiar atinge diferentes classes, etnias, culturas e religiões e buscando sensibilizar diferentes atores sociais para que não cruzem os braços diante da violência contra as mulheres e assumam a adoção de comportamentos críticos, de resistência e de alteração dessas condutas.

Fique por dentro da Campanha, procure a Secretária da Mulher de Estado ou Município, caso não tenha procure a Secretária de Direitos Humanos.

A campanha é nacional. www.agende.org.br/16dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© JULIANA RIBEIRO BATISTA