sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dança do Ventre é energia, terapia e mais saúde...


A dança do ventre se compõe de movimentos naturais que trabalham junto ao corpo da mulher e não contra ele . Estes movimentos exercitam e ativam de forma mais suave corpo feminino e suas funções. Os movimentos rotativos e os movimentos de ondulação fazem trabalhar os músculos e as articulações em um amplo leque de formas e aos mesmo tempo massageia as zonas do corpo relacionadas, soltando e dissolvendo todas as tensões. Por exemplo, no ritmo do taxim, um solo instrumental improvisa uma hipnótica melodia então a dançarina responde a este chamado com movimentos circulares, ondulantes e suaves do seu torso, quadril, braços e cabeça. Este prazeroso movimento harmoniza o sistema nervoso central, enviando a energia vital e as substancia hormonais a traves de todo o corpo. A mente se torna relaxada e equilibrada. Através dos movimentos, a dançarina da dança do ventre se centra na sua resposta criativa a musica, isto lhe permite situar-se e viver o momento presente. E neste estar em transe podem se manifestar estados alterados da consciência que conduzem á bailarina da dança do ventre a experimentar uma sensação de frescor e uma recarga energética uma vez que tem concluído a sua dança.
Quando você se encontra num estado de estresse forte, você poderá apelar a determinados movimentos das chamadas danças Rituais do Zar, que poderão ser utilizadas para fazer com que estas sensações de negatividade sejam expulsa do seu corpo, propiciando , assim , um alivio da sobrecarga emocional que você experimentava. São utilizados os poderosos, fortes e rítmico tambores . O toque repetitivo do tambor faz com que a mente focaliza a sua atenção na musica fazendo com que a energia dos movimentos e a vibração trabalhem juntos.
A dança do ventre quando abordada do ponto de vista terapêutico rende culto e reverencia ao corpo tão qual Templo do Corpo que ele é . E isto se consegue da execução apropriada dos movimentas dos diversos grupos musculares que entram em interação com a musica. Através da resposta criativa da dançarina que harmoniza as suas emoções e desenvolve a habilidade de tranqüilizar a sua mente para permitir que a inspiração flua sem nenhuma trava a partir do mais profundo espaço do seu Ser Interior. Através do corpo, a dançarina pode conhecer-se a si mesma, a sua essência e a sua conexão com a vida. Ao dançar, a dançarina aprende a amar seu corpo e isto a conduz a estabelecer um contato intimo com ela mesma e com a vida que flui no seu interior . A dançarina da dança do ventre começa a sentir que a Deusa habita no seu interior.
Uma das razões pelas quais a dança do ventre ajuda á mulher a se sentir melhor, é aceitação e reconciliação com a parte feminina que se produz no intimo dela, pois a dança do ventre, mas que outra forma de dança, capacita a mulher para se outorgar este profundo sentido de respeito, confiança e reverencia para com o seu corpo , e para com a energia divina e criativa que a converte num canal para que a vida se manifeste . O certo é que esta nova forma que a mulher dispõe, através da dança do ventre, para se comunicar com o seu corpo, lhe permite restaurar uma autentica relação com ele.
A dança do ventre é um enorme presente para o mundo que se tem mantido vivo graças as mulheres que geração trás geração a tem ocultado das mentes ignorantes no lugar mais seguro que puderam encontrar; No interior dos seus corações.



(Autor: Eng. Julio Cesar Tafforelli)
 
By: Glauci Cruz
Blog: http://www.glaucicruz.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© JULIANA RIBEIRO BATISTA