quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Passos de Percussão - Parte 1

Para retomar a dança com gosto, comecei o ano fazendo o curso de férias do Studio da Vanessa Castro, aqui em Curitiba mesmo. Todo ano tem, e faz um apanhado geral do que não costumamos detalhar tanto em aulas.

       Pra começar, escolhi o curso de percussão. Confesso que apesar de dizerem que toda dançarina gosta de percussao... essa é geralmente minha ultima opção. Entao por isso resolvi começar por esta modalidade pra justamente provar pra mim que eu consigo também.

       Ja na primeira aula, ja fomos lembradas de que Solo de percussão não é só schimie e tremidos. Fato primeira coisa que nos vem a mente são variações de schimies e tremidos. Mas não é só isso, tem muito mais. Temos as batidas secas, reverberadas, deslocamentos (porque percusão parada ninguém merece) e claro tem progressão.

    É muito assunto para um post só, então vamos dividir em 4 post citando os assuntos principais.

Começando com BATIDAS SECAS... Que no passar do tempo deixamos de usar por pensar que é Simples.

O que é isso?
       Consideramos batidas secas aquelas batidas de impacto, tipo um "DUM"! Que não tem nenhuma vibração ou ondulação. por isso Seca.

Batida Lateral
      É aquela batitinha que aprendemos bem no inicio. É preciso estar consciente do que é esse movimento Vamos separar em 2 partes de movimento. Assim:

Passo 1 -> Comece movimentando o quadril horizontal do centro para lateral. Seu quadril vai sair levemente do eixo.
Passo 2 -> Para voltar movimente horizontalmente o quadril para o outro lado.

Agora os detalhes:
     É uma batida. Então esse movimento horizontal precisa ter intensão, é forte. Imagine como se o "DUM" mais forte da percussão fosse acompanhar o seu quadril (e vice-versa).
    Fazendo o movimento continuo verá que o quadril se movimenta como se fosse um pendulo, de um lado a outro marcando com mais força as laterais.
   Alternando com o 1º movimento (do meio para fora) duplicado junto com o 2º movimento podemos ter uma nova variação, a de batida dupla, que claro também pode ser usada em percussão, mas já não seria uma batida seca.

Batida Frontal
    Semelhante à batida lateral, porém a intenção do movimento é para frente.
    Esse tipo de batida você pode usar como pequenos deslocamentos alternando entre ir para frente e voltar para trás. (Alias, batida frontal de costas é uma das variações que usamos pouquissimo, por isso pode surpreender o publico).
     Cuidado com a intensidade da intenção!!!! é para frente, mas conforme a intenção pode parecer que é para cima, e esse não é o objetivo neste momento.

Batida de Costas
    Apesar de ser "de costas" , não precisamos necessariamente estar de costas para o publico.
     É simples,, assim como na batida frontal, a intenção do movimento muda. Se antes era para frente, agora faremos para trás. Para isso tambem usaremos 2 passos :

     -> A perna de base deve estar alinhada com o corpo, a perna de movimento para trás. (Recomendasse meia ponta)
      -> movimente o quadril impulsionando do meio (eixo) para trás (este também pode parecer que é para cima, mas a intensão deve ser para trás)

Variações
     Pode usar como variação apenas alternando o lado da perna de movimento entre uma base e outra, se mantendo na lateral. Visualmente para palco fica um movimento muto bonito.

Batidas Duplas (mais conhecido por apenas Duplo)

        Vou citar aqui que o Duplo não é o mesmo do que 2 batidas. Teremos outro post especifico para este movimento. Mas hoje apenas citaremos o funcionamento.

         Mais uma vez com a mesma base da batida lateral, no caso do duplo, é como se quebrasse esse movimento ao meio, e em seguida continuasse de onde parou. Em aulas citamos como "um pouquinho - tudo" Assim:
 
    -> Passo 1 : movimento o quadril na horizontal do seu eixo até um pouco fora do eixo mas não muit longe. Pára.
     -> Passo 2 : De onde parou, prossiga até o fim do dum (conforme espaço que tenha).
Para voltar é o mesmo. Volta a té certa parte, "pára" , e prossegue dai até o limite.

É como se desse uma meia batida , e continuasse completando o movimento, por isso "um pouquinho... tudo".

Lembretes Gerais:

-> Todo movimento apresentado aqui o seu corpo precisa estar com a postura ajustada, com o quadril encaixado, coluna alinhada, pés lado a lado de forma confortável e joelho relaxado.
-> todos os movimentos citados podem ser usados em qualquer direção. Vai da sua criatividade.

Por hoje é só... Para o próximo post veremos as "BATIDAS REVERBERADAS".


Beijão pessoal.

Jhuly Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© JULIANA RIBEIRO BATISTA